Quando os ancestrais da necromancia moderna, estavam há muito tempo esquecidos em cavernas escuras e cantavam seus rituais dos antigos sacerdotes da morte, muitas vezes acordavam um dos animais mais temidos que sua raça tinha dominar.
Eles concentravam os seus poderes para ressuscitar o poderoso Undead Cavebear. Esta besta viciosa, era um dos mestres que costumavam dominar as montanhas antigas.
Em um morto-vivo, a raiva dos seus invocadores é dobrada e espalham o medo e morte no território dos seus inimigos. Um Cavebear costumava não ser apenas uma ferramenta ou servo, era um símbolo de status e liderança, não muito diferente de um cedro.
Uma vez que uma parte integrante da necromancia, usavam poderes primordiais que despertavam os Undead Cavebears, foram esquecidos e descartados em favor da magia mais sutil que permitiu criações mais poderosas.
Nos tempos modernos, a honra duvidosa de redescobrir novos encantamentos para ressuscitar os Undead Cavebears, pertencem a pesquisadores ambiciosos do passado. Os ossos desenterrados e que pertenciam aos poderosos sacerdotes necromânticos antigos, foram roubados e serviram como ferramentas para invocar espíritos antigos e modernos que ensinam aos necromancers suas artes.
Os encantamentos e matérias arcaicos, rapidamente se espalharam através das famílias dos necromancers e assim, até hoje, os Undead Cavebears são vistos como símbolos da morte.
Boatos dizem que os "modernos" Undead Cavebears, são unidos com algumas construções antigas, que em algum lugar, resistiram à devastação do tempo, graças a sua natureza robusta e encantamentos poderosos.

Undead Cavebears tem 450 pontos de vida.
Dão 600 pontos de experiência.
Eles são imunes a danos de morte e terra e não podem ser paralisados.
Por outro lado, eles são fracos contra danos de holy.
Essas criaturas não podem ser convocadas e nem convencidas.
Além disso, eles são capazes de detectar criaturas invisíveis.

Eles carregam gold coins, maxillas e, por vezes, outros itens.