Neste ano, no próximo mês para ser mais exato, será o 15º aniversário da CipSoft. Pensando nisso, os Community Managers aproveitaram a ocasião para voltar no tempo e fazer um resumão do que aconteceu no Tibia a 15 anos atrás, quando Steve, Durin, Stephan e Guido decidiram fundar a empresa.
Como o Tibia era naquela época?


- Antes da CipSoft-

No ano de fundação da Cipsoft, o Tibia já tinha de 4 para 5 anos de idade. O futuro do jogo ainda era incerto e uma única decisão diferente poderia ter mudado todo o rumo do Tibia, poderia inclusive, ter acabado com ele. Em 29 de janeiro de 2001, a equipe da CipSoft, anteriormente conhecida apenas como "Cip Team", postou a seguinte notícia no site do Tibia:
"A maioria de vocês sabem que somos estudantes e que temos mantido o Tibia e feito ele crescer durantes os últimos cinco anos apenas com o nosso tempo livre. Este tempo livre certamente irá acabar no final deste ano, quando terminaremos os nossos estudos. Então, teremos que encontrar um emprego e começar a trabalhar e, com isso, não teremos muito tempo para o Tibia. Mas nós não queremos que isso aconteça! Portanto, estamos pensando em trabalhar em tempo integral com o Tibia e começar a rodar o Tibia comercialmente."
Como nós bem sabemos, foi exatamente isso que aconteceu. Mas, e se esses quatros estudantes tivessem tomado um rumo diferente nas suas vidas, provavelmente nenhum de nós faria parte do universo Tibiano hoje. Então, como era o Tibia naquela época, quando ainda era apenas um projeto de um estudante e muito menor do que hoje?

O ano era 2001, quando muitos de nós nem jogávamos ainda, foi a época onde o Ferumbras era jogado manualmente, como aprendemos com Knightmare, que ainda é designer de conteúdo do Tibia hoje, no artigo oficial “O Surgimento de Ferumbras“.

Traços dessas lutas contra o Ferumbras podem ser encontrados no arquivo de notícias do Tibia.com, no ano de fundação, em 31 de janeiro, A Luta Pela Liberdade:
Parabéns Tibianos, Ferumbras e seus servos foram finalmente mortos.
Além disso, uma importante característica na pena de morte do Tibia foi decidida naquela época. Em 2 de fevereiro de 2001, houve uma notícia no site oficial informando sobre uma Nova Regra de Perda de Itens. Os jogadores da época tinham votado por este ajuste na pena de morte do Tibia:
Se você morrer, todos os seus itens exceto aqueles em recipientes (como bags, backpacks, etc.) irão com você para o templo. No entanto, para cada objeto há uma chance de 10% do item permanecer no seu cadáver. Então, você ainda não terá certeza de que não perderá um determinado item. Ainda que hoje não se possa dizer quais diferentes escolhas sobre a perda de itens foi definida na época, podemos dizer que os jogadores, em 2001, influenciaram na forma como a pena de morte funciona ainda hoje no Tibia.Antes dessa mudança, os jogadores perdiam todos os seus itens em uma morte. Tudo permanecia no corpo até que ele conseguisse pegar de volta para si ou alguém pegasse do corpo – relembra Durin. Ele ainda afirmou que sem uma vocação e se você fosse inferior ao level 4, você ainda perdia tudo o que tinha com você, mesmo depois da mudança na pena de morte ter sido implementada.
Claro que, em 2001, havia muito menos monstros, menos jogadores – menos tudo. O mapa do Tibia era muito menor também. Uma lista completa de novas áreas que estavam sendo trabalhadas em 2001 foi publicada em abril daquele ano, incluindo os nomes dos jogadores que estavam trabalhando nelas. Naquela época, Tibia tinha muita ajuda de ajudantes voluntários:
Elven Town Ab’Dendriel (Knightmare), Fields of Glory (Tekvorian), The Ghostlands (Falke), Femor Hills (Wastl), Reokon’s Tundra (Cohen the Barbarian), Ice Islands (Feanor), Mad Mage Valley (Hammerfall), Orc Fortress Ulderek’s Rock (Muesli), The Snake Stone (Niehoff), Green Claw Swamp (Aureus) e Stone Wood (Alara).

Quando você anda pelas terras do Tibia hoje, você pensa, a quantos anos aquilo já está ali…?

- Após a fundação da CipSoft -

Algumas dessas novas áreas foram lançadas com uma atualização em junho, no mesmo tempo em que a CipSoft GmbH foi fundada.

Como podemos ler na seguinte notícia:
Como prometido, a atualização já está online – com muitas novas áreas como Ab’Dendriel, a cidade dos elfos, as ilhas de gelo ao norte do Tibia e o Fields of Glory. Além disso, muitas coisas mudaram em partes conhecidas do continente. Então prepare-se para encontrar novos mistérios e desafios em todos os lugares!Agora o Tibia tem quatro diferentes cidades onde você pode morar: Thais, Ab’Dendriel, Kazordoon e Carlin. Escolha a cidade que você mais gosta e faça dela a sua casa.Queremos também agradecer todos os editores e testers pelo tempo dedicado, sem vocês a atualização não teria saído tão boa quanto saiu!
Em julho, quando o Tibia tinha evoluído de um projeto de um aluno para um negócio, foi anunciada a "notícia" que eles estavam trabalhando em um novo sistema de contas e em um sistema de pagamentos. Naquela época, Tibia tinha acabado de atingir a marca de 600 jogadores online. O sistema de contas, muito semelhante ao de hoje, foi lançado em "21 de julho". Antes disso, existia apenas os personagens, sem contas e "premium times" também não existiam ainda.

Em 2 de novembro de 2001, o já anunciado sistema de "premium account" foi lançado junto com a versão 6.4 do Tibia, e a porta para a CipSoft e o Tibia crescerem foi finalmente aberta. Além do sistema de pagamentos, a atualização de novembro também trouxe casas, novas magias e monstros, além da cidade de Edron:
Uma nova ilha foi descoberta ao leste do continente. Colonos de Thais acabam de fundar a colônia Edron, e a Royal Tibia Line estabeleceu uma rota marítima até lá. Agora a ilha está esperando para ser explorada. Muito obrigado ao Knightmare por ter feito essa área.
Os jogadores de Tibia até criaram um teaser desse update.
Este vídeo foi felizmente restaurado por um fã no Youtube, confira:

Outra coisa que vale a pena lembrar desta atualização é que, finalmente, a comunidade foi informada da existência da empresa em si, a CipSoft GmbH. As notícias não eram mais assinadas por "Cip Team" e sim por "CipSoft Team".

Um Grande Ano, o ano da fundação, chegou ao fim e a equipe da CipSoft, Guido, Stephan, Steve e Durin escreveram:
Durante esse ano nós quatro finalizamos os nossos estudos na universidade e fundamos a CipSoft. Com isso, também decidimos dedicar o nosso futuro para o Tibia. Finalmente temos todo o tempo para realizar todos os planos que temos para o nosso pequeno mundo. O primeiro passo já foi feito com a introdução de premium accounts. Com o seu apoio podemos assegurar que Tibia viva online e sempre será melhorado.
Muito apropriadamente a esta nova era que o Tibia estava, o segundo servidor foi aberto, com o promissor nome "Nova".

Mal podiam imaginar que, nos anos seguintes, a CipSoft iria crescer e torna-se uma empresa com mais de 80 funcionários e que Tibia e sua comunidade ainda estaria viva 15 anos depois.

A CipSoft agradece a todos os Tibianos por tornar isso possível e, Feliz Aniversário, CipSoft!

Os CMs também convidam vocês a compartilhar as suas primeiras experiências no Tibia, quais são as suas primeiras memórias do jogo?

Deixe um comentário no tópico de discussão desse artigo no fórum oficial, em inglês, "aqui". Os CMs irão escolher os 15 melhores posts feitos lá e enviarão um "CM Token" para o personagem usado na postagem, no mês que vem.

Lembre-se dos primeiros dias com o Tibia!