O artigo do mês de outubro vem trazer a vocês uma referência histórica de algo que marcou a Europa do século XIV e foi trazida ao Tibia em forma de uma quest de Oufits. 
Falaremos da relação entre o Afflicted Outfit e a Peste Negra, uma doença que dizimou entre 25 e 75 milhões de habitantes europeus.

Boa leitura!


-  A Peste Negra  -

A Europa do século XIV foi assolada por uma pandemia de peste bubônica que foi historicamente conhecida por Peste Negra, que era transmitida pela pulga dos ratos que vinham nos navios e contaminavam os ratos dentro das cidades. 

Nos primeiros dois meses, os infectados tinham febre muito alta, expectoravam sangue pelas vias aéreas (boca, nariz e em alguns casos, olhos) e os doentes morriam em até 3 dias, muitos engasgados com o próprio sangue (lembrei aqui da temporada de uma série famosa!).


A doença era tão contagiosa que se propagava rapidamente de uma pessoa à outra; o pai não ia ver seu filho, nem seu filho iria ver o seu pai.
A caridade e laços familiares foram sendo desgastados, o desespero tomou conta da população. 


Os médicos que tratavam esses doentes usavam máscaras que pareciam bicos de aves, cheias de itens aromáticos, com a função de protegê-los do ar fétido que foi considerado como a causa da infecção.
Um bastão de madeira também era usado por eles pra examinar os doentes sem precisar tocá-los.


Agora voltando ao Tibia, temos o Afflicted Outfit, que é uma alusão clara aos médicos da peste. 


Uma praga assola a cidade de Venore, cidadãos em desespero invadem as cidades usando roupas rasgadas e máscaras contra vírus. Vários doentes deixam seus pertences pra quem ajudar a diminuir a febre, trazendo ao NPC Ottokar um medicamento chamado Medicine Pouch. 


Para conseguir a máscara e o bastão, deve-se entregar medicamentos em troca da bag de um dos mortos, que ao ser usada, lhe dará a chance de obter um dos dois itens. 
Para conseguir itens pro outfit, os cidadãos doentes que atacam as cidades devem ser mortos, deixando assim partes das roupas que ao serem usadas juntas, lhe darão o outfit.

O Tibia é um jogo cheio de referências históricas das mais variadas culturas.
Essas referências são inseridas dentro do RPG a cada update e cabe a nós, jogadores, desbravá-las, fazendo da lore do jogo uma fonte riquíssima de conhecimento!



Fontes: Wikipédia, Tibiawiki