Você sabia que todos aqueles insetos e a estrutura da Hive são resultados de experimentos biológicos?
Nossa equipe encontrou alguns livros no subsolo da Hive, em Gray Island, e a história contada nesses livros é bem interessante, além de misteriosa...

      

Antes mesmo do NPC Navigator colocar os pés na ilha, uma equipe de pesquisa e desenvolvimento biológico foi enviada por Yalahar para Gray Island, com a missão de desenvolver uma espécie pra ser usada como arma contra uma entidade citada na história apenas como "ELE".

Nós finalmente chegamos. A ilha é tediosa e árida, mas serve bem aos nossos planos. Os membros da expedição estão ansiosos para saber mais sobre nossa missão. Como foi ordenado, apresentarei a eles a versão da pesquisa secreta para experimentos biológicos.

Com o passar do tempo, a equipe de pesquisa e desenvolvimento dos experimentos biológicos sofreu ataques de peixes-homens, que surgiam do fundo do mar. Podemos afirmar pela descrição que seriam os Deeplings que conhecemos hoje.

Local onde foram encontrados os livros. Provavelmente é o que restou do laboratório.

Além desses ataques, aconteciam brigas internas entre os membros da equipe, os golems usados na contrução do laboratório sempre dando problema, muitas coisas dando errado ao mesmo tempo.
Foi onde o líder começou a acreditar que forças malignas estavam atuando sobre a missão, pois era a marca registrada "DELE".

Talvez ele esteja corroendo nossa missão em vários pequenos pontos. Tudo isso pode ser de pequeno interesse e desconsiderável, mas não são essas as características DELE? Não é o que devemos esperar de tal oponente? Devo continuar atento. Registrarei até a menor imperfeição da nossa missão e analisar tudo cuidadosamente. Não deixarei ELE triunfar.

Porém, a pesquisa avançava. Novas características eram implantadas nos já existentes crawlers. E quanto mais a pesquisa avançava, mais problemas surgiam, o exército de crawlers ficava mais forte, incontrolável e ainda mais paranoico ficava o líder da expedição, achando que todos da equipe eram traidores e servos "DELE".

Indício de civilização Yalahari. Aquele pilar é comum na cidade. Aqui vemos poucos fragmentos do que podem ter sido o laboratório da equipe de pesquisa.

Até onde sabemos, ELE não tem aliados nesse mundo. Vários membros da expedição me parecem suspeitos. Faltugios é o que mais fala deles, é lógico. Estava me criticando desde o começo e eu estou começando a pensar se ele não é uma ferramenta DELE sem intenção - ou com intenção...

A loucura do líder chegou ao auge quando ele resolveu que seria necessário fazer uma espécie de sacrifício, impedindo a todos os membros da pesquisa de irem embora. Confinando-os a sucumbirem pelas garras das próprias criaturas. Ele soltou os Crawlers em cima de todos.

A euforia está crescendo. Agora que posso ver o possível progresso em todas as frentes, eles querem me abandonar? A escória traidora está com certeza fazendo a vontade DELE sem saber. Ou sabem? Preciso de tempo. Preciso transformar os crawlers nas armas que precisamos. Eles precisam expurgar o mundo. Sem nada que se possa saber sobre ELE, ELE perder seu reino sobre nosso mundo e nosso mundo estará livre da influência DELE de uma vez por todas. Foi nossa culpa ter atraído ELE para cá e será nossa glória derrotar ELE. Sacrifício é necessário, é assim que o mundo funciona. Sacrifício. Impedirei a todos de irem embora, de algum modo. Sim, essa é minha missão.

As últimas frases escritas pelo líder, em claro estado de loucura, remonta o texto abaixo. O completo caos instalado nos arredores do laboratório de pesquisa e o que viria com o passar do tempo.

Muitos crawlers estão à solta. Eles me atacaram. Eu, seu criador! Vou derrubá-los com a minha ira divina e o coro de fantasmas que me acompanha vai cantar um hino da minha vingança! Todos vão morrer! Vou limpar esse mundo podre e criar um novo!

... Estou morrendo. Eles me feriram. Mas isso é otimo. Se eles podem matar um deus, eles são fortes o suficiente. No final de tudo, eu consegui. Mas será que o mundo não irá acabar quando eu morrer? Eu sou o criador, o centro. O tempo dirá.

Após esse desfecho, podemos chegar ao tempo presente e ver que a Hive toda cresceu em volta de onde achamos os livros. Todo o ecossistema criado pelos Yalaharis cresceu e se transformou no que é a Hive. O exército de crawlers se reproduziu e infestou o lugar.

E se esse líder ao ser atacado pelos crawlers tivesse sofrido uma mutação e se transformou em uma das rainhas lá da Hive? Um trecho do texto que nos deixa intrigado é esse: "Mas será que o mundo não irá acabar quando eu morrer? Eu sou o criador, o centro. O tempo dirá."


Teoria sobre "ELE"

A entidade que o líder se refere é Variphor.
Variphor é uma entidade que existiu de alguma forma entre os mundos, entre a existência e o vácuo.
Quando os Yalahari, em sua intensa busca por conhecimento, os levou a encontrá-lo, ele manteve sua natureza maligna oculta.

Quando esta enfim foi revelada, Variphor utilizou seu poder para manipular os Yalahari, levando-os a matarem uns aos outros durante uma noite.
Os poucos sobreviventes fugiram e deixaram a ilha para seus servos.
O que houve com Variphor é incerto, mas há rumores de que o Yalahari que retornou sob sua influência, busca destruir Yalahar mais uma vez.

Apesar de ainda incerto o real poder de tal criatura e o seu papel na história, a reverência à ela apresentada pelo Prince Drazzak, mostra-o muito acima dos temidos Ruthless Seven.

Outra referência interessante encontrada durante a Mysterious Ornate Quest, fala sobre uma entidade capaz até de influenciar Zathroth, o deus da destruição, e ao que tudo indica, parece se tratar de Variphor.



Teoria por: Darkness Fall