Os Glooth Golems que muitos veem como o resumo da ciência de Rathleton, está baseado na verdade em projetos enigmáticos que foram encontrados em escavações sob a cidade. Os padrões de projetos ímpares foram secretados longe e estudado durante anos pelos melhores cientistas de Rathleton. Não compreendem totalmente os conceitos que adaptou as poucas ideias que eles foram capazes de agarrar e integra-los em máquinas de Rathleton. Somente com a descoberta do glooth, materiais à base de glooth e poder, a adaptação dos projetos estranhos avançaram de maneira drástica. A maioria dos projetos ainda estavam bastante grosseiros e enormes, mas alguns ousados inventores​​ ousaram sonhar o impossível. Não sabendo realmente quais os princípios que aplicaram, eles começaram a reconstruir alguns mecanismos sobre os projetos escavados. Isso levou à criação dos primeiros "homens-máquina". Estas máquinas eram projetos fictícios, só que tiveram que ser operados e alimentados remotamente, mas novamente foi o Glooth que provou ser o Salvador. Ele forneceu não apenas um meio para criar os robôs com poder, mas também permitiu aos cientistas dar-lhes um conjunto fixo de ordens e padrões de comportamento. Apesar de não serem capazes de lidar com situações mais complexas, os Glooth Powered Golems ajudam significativamente em áreas de risco e são adequados para o trabalho pesado. Desde o princípio haviam problemas, pois não é totalmente compreendido o que fez os Golems se movimentarem sozinhos. Os Golems já não seguiam mais seus simples comandos e começaram a vagar sem rumo. Todas as tentativas de reparação nesses Golems falharam e eles acabaram desviando-se. Ainda mais preocupante foi que os Golems depois de um tempo, começaram a exibir um padrão de comportamento estranho, como se tivessem algum tipo de vontade própria ou até mesmo, noções de inteligência. Cientistas alarmados desmontaram os Golems com defeitos, apenas para diminuir a quantidade de Golems ativos. Depois de certo tempo os Golems falharam e ficaram sozinhos e a situação se estabilizou um pouco. Os Golems com defeito pareciam evitar os seres humanos, a agressividade e a vontade própria aumentaram ainda mais nos Golems que estavam com defeito, durante um tempo significativo foi descartada a ideia de ser um mal necessário. Alguns inventores foram inspirados pela agressividade exibida dos Golems e acrescentaram padrões defensivos para seus projetos encomendados, de modo que mesmo os Glooth Golems comuns seriam capazes de se defender-se de intrusos em certos territórios.


Glooth Golems têm 2.700 pontos de vida. 
Dão 2.200 pontos de experiência.
Eles são imunes a danos de terra e não podem ser paralisados.
Eles são fortes contra a morte, a energy, holy e danos físicos.
Por outro lado, eles são fracos contra dano de fogo.
Essas criaturas não podem ser convocadas e nem convencidas.
Além disso, eles são capazes de detectar criaturas invisíveis.

Eles carregam
glooth injection tubes, glooth sandwiches, gold coins, great mana potions, platinum coins e as vezes, outros itens.